Na cidade de Seia, um grupo de alunos do Curso Básico de Teatro do Conservatório de Música de Seia Collegium Musicum reúne-se para contar uma história de coragem, esperança e transformação.
Esta performance narra os eventos marcantes do dia 25 de Abril de 1974 em Portugal, através dos olhos dos jovens protagonistas.
Aqui revivem-se os tumultos das ruas, os encontros secretos, as canções de protesto e a esperança fervilhante por liberdade que se espalhou pelo país.
Enquanto o grupo de teatro encena os eventos do passado, o coro entoa canções de resistência e liberdade, ecoando o espírito de união e solidariedade que marcou aquele período crucial da história portuguesa. A Orquestra Didática do Conservatório de Música de Seia acompanha a narrativa com a banda sonora mais representativa do período histórico, que transportam o público para os momentos mais intensos da revolução.
Através desta performance, os jovens artistas não apenas relembram o passado, mas também remetem a audiência para uma reflexão sobre os valores da liberdade, democracia e igualdade. Conhecer as lutas e conquistas daqueles que em tempos por eles lutaram, fá-los-á seguir em frente com determinação e coragem, garantindo que o caminho pela liberdade nunca mais seja interrompido.
Esta peça é uma homenagem vibrante aos heróis anônimos que tornaram possível o sonho da liberdade e da democracia em Portugal.
FICHA TÉCNICA
CRIAÇÃO, DIREÇÃO E TEXTO: Adriana Neves
CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÕES: 5.º e 6.º ano do Curso Básico de Teatro do Conservatório de Música de Seia
ESPAÇO CÉNICO: Adriana Neves
DESENHO DE LUZ: Pedro Jorge Santos e Projeto DME
MÚSICA: 5.º e 6º ano do Curso Básico de Música (Coro) e Orquestra Didática do Conservatório de Música de Seia
DIREÇÃO MUSICAL: Hélder Abreu
COROS: Ana Catarina Costa e Irene Borges
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Adriana Neves, António Baptista e Maria Isabel Mendonça
COMUNICAÇÃO: Vasco Pinto
AGRADECIMENTOS: Academia Sénior de Seia
APOIO: Câmara Municipal de Seia; Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho