Para o Filarmonias 2024 a Sociedade Musical Estrela da Beira (SMEB) preparou um espetáculo com o nome Magister – O tributo, em que irá homenagear os últimos maestros da SMEB (José Nobre, José Conde, António Ressurreição, Miguel Gonçalves e João Oliveira), e o Maestro Virgílio Silva. O concerto contará com a participação especial da Maestrina Diana Dias.
A Sociedade Musical Estrela da Beira (SMEB) é uma Instituição de utilidade pública desde 2022, com sede em Santa Marinha, Seia.
Em 1846, deu os seus primeiros passos na música, criada pelos seus habitantes unicamente motivados pelo amor à música. Conta assim com 177 anos de existência, enraizada nas vidas dos Santa Marinhenses e amigos, foi, é e será um marco na nossa história. Já Vítor Hugo dizia ‘’a música é o verbo do futuro’’.
A SMEB, sempre procurou promover a música, a cultura e o sentido de responsabilidade nos nossos jovens, encabeçados pelo exemplo dos nossos maestros.
O MAESTRO (ou do Latim Magister) é aquele que na sua essência e simplicidade representa o que significa ser um SER musical. É aquele que lidera pelo exemplo, que se dedica ao seu aluno ou músico de corpo e alma porque sabe que parte de si viaja com a música e retorna abastado de riquezas e aprendizagens.
Cada Maestro deixa parte de si, um pedaço de alma, um presente, que por mais que o tempo passe, fica efémero na nossa história. Neste sentido, o concerto ‘Magister – O tributo’ inserido no projeto Filarmonias 2024 visa enaltecer estes exemplos que ao longo do tempo deixaram a sua marca e para sempre perdurarão na história da banda filarmónica.
O projeto “Filarmonias” foi criado em 2022 pelo Município com o objetivo de divulgar as cinco coletividades musicais do concelho e valorizar a sua atividade cultural. Quase todas centenárias, as bandas filarmónicas do concelho desempenham um papel preponderante na formação musical e na vida cultural das populações, contribuindo para o enriquecimento do concelho.
O primeiro concerto do “Filarmonias” foi a 24 de abril deste ano, com a Banda Torroselense Estrela D’Alva e o segundo será com a Sociedade Musical Estrela da Beira, no dia 20 de julho. A 15 de setembro sobe ao palco da Casa Municipal da Cultura a Banda de Santa Cecília de São Romão, a 27 de outubro a Filarmónica 1.º de Janeiro de Carragozela, a 17 de novembro a Banda Torroselense Estrela D’Alva e, a finalizar esta edição, a 8 de dezembro a Sociedade Recreativa Musical Loriguense.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.