Integrado no Festival DME – 80 anos de música eletroacústica, que decorre na região da serra da Estrela de 4 a 7 de dezembro, o projeto DME organiza (de 2 a 6 de dezembro) uma residência artística na Casa Municipal da Cultura com Inês e Carlos Lopes, que culminará num concerto no dia 6, com a participação especial de Teresa Lopes.
Trata-se da continuação do projeto das residências artísticas DME, iniciado em 2013, em Seia, e em 2017, em Lisboa. Desde então, passaram nas instalações dezenas de intérpretes e compositores de países como Alemanha, Áustria, Argentina, Brasil, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Itália, Nova Zelândia, Peru, Suécia, entre outros.
Na presente configuração, o programa de residências artísticas tem como eixo fundamental a colaboração entre intérpretes e compositores. Neste caso, a pianista Inês Lopes e o compositor Carlos Lopes estarão a preparar um espetáculo a partir do conceito de Anamorfose que, no âmbito da criação musical, pode ser entendida como uma ferramenta para trabalhar material composicional já existente de outro pronto de vista, distorcendo-o, (de)formando-o e reaproveitando-o.
Programa:
Constança Capdeville : Avec Picasso, ce matin…
Karlheinz Ess: Kalimba
Sara Nemtsov: Seven Thoughts -Her Kind
Karlheinz Essl: WebernSpielWerk
Luís Antunes Pena: Kult
Giacinto Scelsi: Aitsi
Carlos Lopes: As Useless a memory*
*estreia mundial, encomenda Projecto DME
ENTRADA LIVRE, sujeita à lotação da sala
O Projeto DME existe desde 2003 e é tutelado pela Associação de Fomento do Ensino Artístico (AFEA), fundada em 1997. O Projecto DME centra-se na criação e formação no campo da música erudita contemporânea e electroacústica, mas também em cruzamentos com outras abordagens estéticas e linguagens artísticas. Com direção artística de Jaime Reis, teve a sua primeira edição na Polónia, mas a sua sede é no Conservatório de Música de Seia. Em 2017 ganhou uma segunda casa, o Lisboa Incomum, um espaço que opera como plataforma transdisciplinar para o experimentalismo e criações musicais, investigação e educação. Em 2023 celebrou 20 anos de atividade.
Mais informações sobre o projeto no site https://www.projecto-dme.org/.