Exposição “Transversalidades 2021 – Fotografia sem Fronteiras”

09 Jan- 27 Fev

exposições

A edição de 2021 da Exposição “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras” está patente nas Galerias da Casa Municipal da Cultura até 27 de fevereiro. Trata-se de uma colaboração habitual entre o Centro de Estudos Ibéricos (Guarda) e o Município de Seia que tem acolhido a mostra resultante deste importante concurso fotográfico que vai já na décima primeira edição.

 

A exposição de 2021 do Concurso Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras reúne os portfólios vencedores de uma seleção de fotografias submetidas por cerca de 886 concorrentes, provenientes de 89 países, num total de 4.618 imagens, organizada em torno de quatro núcleos temáticos: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social. A presente mostra faculta, assim, uma viagem por amplas e diversas geografias e permite ler e interpretar as paisagens naturais, económicas, sociais e culturais representativas de distintos contextos dos cinco continentes e como os atuais processos de reestruturações percorrem todas as regiões do mundo, incluindo as mais recônditas e os espaços fronteiriços mais marginais. Os olhares cruzados lançados a partir de diferentes pontos do globo mostram arcaísmos e inovações, sinais de continuidade e de mudança que percorrem tanto as metrópoles mais populosas como as áreas rurais mais longínquas a braços com um impiedoso despovoamento.

 

O projeto “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras” é desenvolvido pelo Centro de Estudos Ibéricos (associação transfronteiriça constituída pela Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Salamanca, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico da Guarda) desde 2011 com os objetivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.

 

Coletiva – Premiados do Concurso Transversalidades 2021:

Adrián Vázquez Rodríguez, Alessandro Sgarito, Alma Bibolotti, Anton Fedotov, Antonio Aragón Renuncio, Dmitriy Kochergin, Dulce Helfer, Edmilson Sanches, Eduardo dos Santos Flor, Helen McLain, Manuel Gracía Gascón, Miguel Castellano, Mithail Afrige Chowdhury, Mohammad Shafai, Pablo F. Alcocer Pfeiffer, Rodrigo Illescas, Sujan Sarkar

 

www.cei.pt

www.mun-guarda.pt

www.cm-seia.pt