Semana da Leitura

13 Mar a 12 Mai

Biblioteca Municipal

A Rede de Bibliotecas do concelho de Seia, numa articulação entre a Biblioteca Municipal de Seia e os agrupamentos de escolas do concelho, promove mais uma edição da Semana da Leitura, com um conjunto alargado de iniciativas a decorrer entre 13 de março e 12 de maio, envolvendo crianças e jovens desde o pré-escolar ao ensino secundário.

A programação tem início a 13 de março, na Casa Municipal da Cultura de Seia, com a encenação pelo Grupo Etcetera Teatro das obras “Memorial do Convento”, dirigida aos alunos do 12.º ano, e “Os Maias – Episódios da Vida Romântica”, para os alunos do 11.º ano.

Nos dias 23 e 24 de março, o ilustrador Paulo Galindro dinamiza a sessão “A vida secreta dos livros e o prazer da ilustração sem tecla Undo”, destinada aos alunos do 7.º ano e aos cursos de artes do ensino secundário, com sessões na Escola Dr. Guilherme Correia de Carvalho e na Escola Secundária de Seia.

A 26 de março realiza-se, na Biblioteca Municipal, a prova municipal do Concurso Concelhio de Leitura, envolvendo alunos do 4.º ano ao ensino secundário. As obras selecionadas para esta edição são “Os Intrusos”, de Susanna Isern (4.º ano), “A Floresta”, de Sophia de Mello Breyner (2.º ciclo), “O Dia do Terramoto”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (3.º ciclo), e “A Metamorfose”, de Franz Kafka (ensino secundário).

Em abril, o programa prossegue com sessões de contos dinamizadas pela mediadora Mariana Aires, dirigidas aos alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo das escolas do concelho, bem como com diversas apresentações teatrais do Grupo Etcetera Teatro, no âmbito do Projeto Saltimbanco, com as peças “A Menina Gotinha de Água” e “O Monstro das Cores”, destinadas aos diferentes níveis de ensino, incluindo o pré-escolar.

No dia 23 de abril, data assinalada internacionalmente como Dia Mundial do Livro, a programação integra o projeto “Anónimos de Abril – à conversa e canções com o público escolar”, de Rogério Charraz, Joana Alegre e José Fialho Gouveia, dirigido aos alunos do ensino secundário, na Casa Municipal da Cultura. No mesmo dia, o Cineteatro acolhe a apresentação da peça em língua inglesa “Robin Hood and the Witch of Papplewick”, pela Calliope Theatre Company, destinada aos alunos do 7.º e 8.º anos.

A iniciativa encerra a 12 de maio, na Casa Municipal da Cultura de Seia, com a apresentação das peças “Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor”, para alunos do 8.º e 9.º anos, e “Os Piratas”, dirigida ao 6.º ano.

A programação tem por objetivo a promoção da leitura, da literacia e do pensamento crítico, aproximando os livros dos leitores e afirmando a cultura como pilar essencial na formação das novas gerações no concelho de Seia.