Lucas MARRÃO – Pintor Senense, Fotógrafo da Casa Real

05 Mar a 30 Abr

exposições

Lucas de Almeida Marrão foi um artista português, do século XIX, nascido em Seia em 1824.

Destacou-se na pintura, desenho (técnica da litografia) e fotografia. As suas origens humildes de filho de caseiros da Casa das Obras de Seia, significaram o contacto com a família Mendonça Arrais, designadamente o Visconde de Valongo que patrocinou os seus estudos na Academia de Belas Artes de Lisboa, no curso de Desenho Histórico, onde se matriculou em 10 de Novembro 1847, com 23 anos. Frequentou a academia de 1847 a 1852, onde obteve vários prémios.

Participa na exposição do ano de 1852, realizada pela Academia das Belas Artes de Lisboa, com 5 obras, segundo catálogo da época, e também em mostras da mesma instituição nos anos 1880, e em 1884.

Na técnica da litografia, devemos a Lucas Marrão a Vista de Ceia tirada em dia de trovoada, considerado um valioso registo iconográfico da vila, datado de 1845.

Lucas de Almeida Marrão dedicou-se também à fotografia, tendo instalado um dos primeiros estúdios fotográficos em Portugal, em Lisboa, na Rua do Caldeira nº 58. É na capital que morre, no ano de 1894.

A exposição: Lucas MARRÃO – Pintor de Seia, Fotografo da Casa Real, é uma iniciativa do Espaço Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Seia, com a colaboração do Município de Seia, numa verdadeira homenagem ao pintor Lucas Marrão, e uma tentativa de assinalar e recolher informações sobre as obras, elaboradas na vertente da pintura, litografia e da fotografia.

Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia
Horário: Domingos das 14:30h às 17h00
Segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00

Entrada livre

Organização: Misericórdia de Seia e Município de Seia