Conservatório de Música de Seia acolhe estreia absoluta de nova obra de Nuno d’Eça

23 a 25 Jan

música

O Collegium Musicum – Conservatório de Música de Seia acolhe, no próximo dia sexta-feira, 23 de janeiro, no âmbito do Estágio do Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), um concerto dedicado à música mista (instrumento e eletrónica), que inclui a estreia absoluta da obra PIM PAM PUM, nova versão para clarinete, piano e eletrónica, do compositor Nuno d’Eça.

Orientado pelo compositor e professor Jaime Reis, o estágio decorre entre 23 e 25 de janeiro de 2026 e reúne alunos da Escola Superior de Música de Lisboa e do Conservatório de Música de Seia, promovendo a experimentação, a criação e a performance no domínio da música mista.

A estreia de PIM PAM PUM assinala um momento relevante no percurso artístico de Nuno d’Eça, recentemente distinguido com o 1.º Prémio do Concurso Nano Músicos Electroacústicos 2025, na categoria Ensino Superior, com a obra The Egg, para clarinete e eletrónica.

A interpretação da obra estará a cargo de Matilde Galvão (piano) e Dinis Frias (clarinete), alunos do Collegium Musicum – Conservatório de Música de Seia, que já participaram em diversas atividades do Projecto DME, incluindo a Performance Electroacústica Comunitária 2025, onde interpretaram obras de compositores e professores catedráticos como João Pedro Oliveira (University of California Santa Barbara) e António de Sousa Dias (Universidade de Lisboa – Faculdade de Belas-Artes). Nesta edição, os jovens músicos irão trabalhar em estreita colaboração com os alunos do Laboratório de Música Mista da ESML e com o professor Jaime Reis.

No mesmo dia, sexta-feira, às 16h00, os alunos do Laboratório de Música Mista — Pedro Pádua Rodrigues e António Girão Fonseca (piano), Carolina Simas Carneiro (trompa) e Catarina Crespo e Fruzsina Szűcs (clarinete) — irão apresentar e comentar obras de música mista de Christian Glascock, Åke Parmerud, Mariana Vieira e João Pedro Oliveira, proporcionando ao público uma contextualização artística e técnica deste repertório contemporâneo.

O estágio inclui ainda recitais noutras instituições da região, como a Residência Sénior e Hostel Criativo da Associação de Beneficência do Sabugueiro e a Casa de Santa Isabel, em São Romão, bem como atividades pedagógicas complementares, nomeadamente gravações de campo na Serra da Estrela e na cidade de Seia.

O Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira, da Escola Superior de Música de Lisboa, dedica-se ao desenvolvimento de competências na performance de música mista, improvisação e experimentação, cruzando instrumentos acústicos com sons criados, processados ou reproduzidos eletronicamente. Criado pelos professores José Luís Ferreira e Carlos Caires, é atualmente orientado por Jaime Reis.

O Projecto DME é tutelado pela AFEA – Associação de Fomento do Ensino Artístico / Conservatório de Música de Seia e é financiado pela DGARTES / Ministério da Cultura, contando com o apoio da Câmara Municipal de Seia, Câmara Municipal de Gouveia, Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, CESEM – pólo IPL, Escola Superior de Música de Lisboa, Universidade de Évora, Évora 2027 – Capital Europeia da Cultura, Lisboa Incomum, entre outros parceiros.

Mais informações disponíveis nos sites oficiais das entidades envolvidas.

Galeria