XXII Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE: “As Aves da Serra da Estrela”

22 Mai a 31 Dez

exposições

A Serra da Estrela é uma Zona Importante para Aves (Important Bird Area/IBA) e um local de eleição para a observação de aves, ao longo das quatro estações do ano.

A elevada diversidade de habitats e paisagens que existem nos diferentes andares altitudinais permitem a observação de espécies características de montanha, que dificilmente se observam no resto do território nacional, ou de outras que apenas ocorrem no interior do país. Só na área do Parque Natural da Serra da Estrela, estão inventariadas mais de 190 espécies de aves, das quais cerca de 100 nidificam na região.

Alexandre Dolgner, biólogo oriundo de Seia, é um defensor da conservação do Parque Natural da Serra da Estrela e um amante da observação de aves. A exposição As Aves da Serra da Estrela resulta desta paixão materializada na captura destes animais através da sua lente fotográfica.

A exposição estará patente, previsivelmente, nos seguintes locais:

– 22 de maio a 11 de junho – Escola EB2/3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia.
– 12 a 28 de junho – ESTH, Seia
– 1 a 31 de julho – Posto de Turismo de Seia
– 1 de agosto a 12 de setembro – Liga dos Amigos da Teixeira, Teixeira
– 16 de setembro a 3 de outubro – Escola Secundária de Seia
– 4 a 22 de outubro – EB2/3 Dr. Abranches Ferrão, Arrifana
– 23 de outubro a 12 de novembro – EB 2,3 de Tourais-Paranhos, Tourais
– 13 de novembro a 31 de dezembro – CISE

Síntese biográfica | Alexandre Dolgner:
Oriundo de Seia, licenciado em Biologia pela Universidade de Aveiro e Mestre em Antropologia Forense pela Universidade de Coimbra, desde cedo manifestou o gosto pela natureza e pela sua preservação, sendo o Parque Natural da Serra da Estrela um dos seus locais de eleição. É um ativo observador de aves, acabando por captá-las através da sua lente fotográfica, no entanto, é um curioso pela biodiversidade em geral. Estagiou no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), em Gouveia, local por onde passam centenas de animais selvagens em perigo, permitindo devolvê-los novamente à natureza. Atualmente, trabalha como biólogo em Consultoria Ambiental.