FILARMONIAS: Banda Torroselense Estrela D’ Alva

24 Abr | 21:30h

música

A Banda Torroselense Estrela D’ Alva apresenta-se em palco no âmbito da terceira edição do projeto municipal FILARMONIAS, espetáculo integrado nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

O concerto no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia será acompanhado pela músico Mário Albernaz.

A Banda Torroselense Estrela D’ Alva foi fundada oficialmente em 8 de fevereiro de 1908 pelos irmãos João e Eduardo Batista, naturais de Torroselo, embora a sua criação se reporte há muitos anos atrás tendo assim mais de cem anos de existência, a filarmónica foi noutros tempos uma secção musical do Grémio Torroselense Estrela D’ Alva tendo o nome de Grupo Estrela D’ Alva.

João Batista vulgarmente conhecido por João do Freixo, foi o mentor do “projeto”, seu primeiro regente e aquele a que ficou a dever-se o que somos hoje : Banda Torroselense Estrela D’Alva. Revelou, desde a primeira hora, notável vocação para a música dando público testemunho das suas qualidades e conhecimentos alguns dos mais prestigiantes músicos de Carragosela que acompanharam o seu trajeto quando ainda jovem deu ali os primeiros passos e absorveu alguma sabedoria que viria a corporizar e desenvolver pessoalmente. Repartia a sua atividade entre relojoeiro e mestre da Música. Na sua profissão diz quem o conheceu e com ele privou, que foi um artífice de excelência. Na Música conseguiu superar todas as expectativas tendo vindo a cotar-se como um dos melhores regentes que por Torroselo passaram. Foi dele a iniciativa de partilhar a “sua” música, o que seu conhecimento e legado musical, pelas gentes de Torroselo e o mais importante, dar a cada Torroselense algo que nunca teve até então: oportunidade de aprender música, ler uma pauta e tocar um instrumento. Assim nasceu, a primeira escola de Música da Banda que garantia com regularidade elementos à Filarmónica, com reconhecida valia técnico-musical, tendo a garantia que a sua inspirada criação tinha continuidade.

 

Atualmente conta com 47 elementos, sendo que 13 em formação e destes 5 com formação pedagógica em estabelecimento de ensino apoiados pela instituição.

A formação tem 15 alunos mais 13 alunos/músicos engloba elementos do concelho de Seia e Oliveira do Hospital, aberta a todas as idades incide principalmente nos jovens, totalmente gratuita, garantindo não só a educação musical, mas ainda o transporte e alimentação.

A estrutura é assegurada pelo nosso Diretor Musical Samuel Correia, Professor Escola Profissional Serra da Estrela, um professor do Conservatório de Música Jaime Chavinha de Minde, Bruno Simões licenciado Escola Superior de Música de Lisboa e um Professor do Centro Escolar Seia/São Romão José Miguel Sousa licenciado pela Universidade de Évora

O nosso atual Diretor Musical é Maestro Samuel Correia licenciado pela Escola Superior de artes Aplicadas de Castelo Branco – IPCB.

No topo da estrutura, está o atual Presidente da Direção, o Senhor José João Brás dos Santos, natural de Torroselo, assessorado por uma equipa incansável no apoio e suporte, contribuindo com o seu esforço para o sucesso da nossa Banda.

As apresentações publicas são maioritariamente de solicitações para as festas das várias povoações que demonstram desta maneira a sua devoção ao Santo(a) Padroeiro(a) e nos contratam para uma parceria de Festa e Fé, com a nossa presença no dia mais representativo e importante do ano para suas gentes. Temos um impacto importante na parte religiosa, como sejam a Missa e Procissões, mas também na parte mais popular do evento, onde estamos mais dentro do povo com as Marchas de Rua (as arruadas) e com os Concertos que são abraçados pelas festividades e pelo povo, que carinhosamente nos aplaude.

Temos ainda eventos culturais do Município e União de Freguesias que passam por Concertos solidários de nossa iniciativa ou por convite. Embora com maior incidência a nível regional também fazemos algumas apresentações a nível nacional, onde se destacam as idas à região da grande Lisboa e encontros de Bandas (quiçá, nos tenha inspirado para a organização deste nosso convívio cultural).

 

O projeto “Filarmonias” foi criado pelo Município com o objetivo de divulgar as cinco coletividades musicais do concelho e valorizar a sua atividade cultural. Quase todas centenárias, as bandas filarmónicas do concelho desempenham um papel preponderante na formação musical e na vida cultural das populações, contribuindo para o enriquecimento do concelho.

ENTRADA LIVRE, sujeito à lotação da sala

 

Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes. RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

APOIOS

dgartes_rp_rtcp