“Brinquedos dos Famosos”, Museu do Brinquedo

20 Mai a 18 Abr

exposições

O Museu do Brinquedo tem em exposição os principais brinquedos e objetos que acompanharam as vivências de infância de 30 personalidades portuguesas.

A exposição adota o nome de “Brinquedos dos Famosos” e pode ser visitada no Museu do Brinquedo até 18 de abril de 2024.

 

Com enfoque naquele que é o principal objetivo deste espaço museológico, a divulgação do brinquedo e do brincar enquanto elementos determinantes na formação social e afetiva do ser humano, a exposição temporária dá a conhecer brinquedos e objetos de figuras públicas que, pela sua importância afetiva, foram mantidos até à idade adulta.

 

Na abordagem a estas figuras públicas alertou-se que o brinquedo a ceder deveria estar intimamente ligado à sua vivência de infância, que o mesmo tivesse participado no seu desenvolvimento cognitivo e que, hoje, detenha um valor simbólico que estimula o bem-estar, a imaginação e a autoestima do detentor.

 

Aceitaram colaborar na exposição figuras públicas como Rita Guerra, Sérgio Godinho, Ana Colaço, José Coimbra, Madalena Costa, Miguel Santos, Amélia Silva, Hélio Loureiro, Pedro Górgia, Vera de Melo, Miguel Vieira, Bernardo Silva, Moema, Maria Botelho Moniz, Vítor Marques, António Raminhos, Ruy de Carvalho, João Baião, Miguel Oliveira, Jorge Palma, Salvador Martinha, Manuel Luís Goucha, Mónica Jardim, Eduardo Madeira, Ricardo Araújo Pereira, Nuno Markl, Vasco Palmeirim, António Variações, Pedro Barroso e Hérman José.

 

Com elevado valor simbólico, a exposição reúne bonecas, jogos, peluches e outros elementos intimamente ligados ao desenvolvimento e crescimento destas figuras públicas.

 

Além de brinquedos, a exposição também detém fotografias, textos e vídeos alusivos à infância, ou à importância do brinquedo e do brincar na formação enquanto cidadão e artista. São exemplo disso o ator Ruy de Carvalho e apresentador João Baião, o cantor Jorge Palma, o motociclista Miguel Oliveira e o humorista Herman José.

 

A importância e pertinência desta exposição fica, ainda, marcada pelo simbolismo de poder exibir brinquedos que pertenceram ao cantor António Variações.

 

Horário:
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Encerrado dia 25 de dezembro e 1 de janeiro