Vide e Cabeça

Vide

Vide é a freguesia mais distante da sede do concelho e encontra-se no extremo sul de Seia. Foi sede de concelho até 1834, passando para Loriga até esta ser extinta em 1855, ano em que foi anexado a Seia.

Foram descobertos pela arqueologia em 1998 e na sequência de estudos toponímicos realizados no âmbito do Núcleo de Góis da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica, núcleos de gravuras rupestres. As figuras rupestres situam-se nas Ferraduras, nos Carvalhinhos e nas Fontes do Cide e têm como motivos decorativos, círculos, motivos geométricos, covinhas, serpentiformes e linhas, devendo em traços gerais corresponder cronologicamente à Idade do Bronze.

Nesta freguesia pode-se visitar a igreja paroquial, com mais de 300 anos, as capelas do Calvário e da Nossa Senhora da Guia, fontes romanas, um cruzeiro, ponte romana, sobre a ribeira de Alvoco e fornos comunitários.

Esta freguesia do concelho de Seia possui anexados ao seu território 28 lugares: Abitureira, Baiol, Balocas, Baloquinhas, Barreira, Barriosa, Barroco da Malhada, Borracheiras, Carvalhinho, Casal do Rei, Casas Figueiras, Cide, Costeiras, Coucedeira, Fontes de Cide, Fradigas, Gondufo, Malhada Cilhas, Monteiros, Muro, Outeiro, Ribeira, Rodeado, Sarnadinha e Silvadal, Levadas, Obra e Chão Cimeiro.

 

Cabeça

Cabeça, terra lendária dos cavaleiros das Esporas de Ouro, é freguesia desde 13 de janeiro de 1800. É uma pequena povoação situada num morro, sobranceira à ribeira de Loriga. Caracteriza-se pelos seus socalcos onde se utilizam ainda instrumentos agrícolas muito primários.

Possui duas igrejas (São Romão e Paroquial) e duas capelas (Santo António e Nossa Senhora da Nazaré). Devido ao crescimento da população a antiga igreja paroquial, cujo orago é São Romão, deixou de servir construindo-se então a atual Igreja Paroquial. A capela da N. S.ª da Nazaré data de 1900 e fica aproximadamente a 500m da povoação.

 

União das Freguesias de Vide e Cabeça
Sede
Rua da Estalagem
6285-116 VIDE
Telefone: 238 661 222
E-mail: jfreguesiadevide@sapo.pt

Horário

Segunda a Sexta-feira das 9:00 às 12:45 e das 14:30 às 19:00

Executivo

Presidente: João Carlos dos Santos Freire

 

 

Pontos de Interesse:

Vide

Capela de S. Martinho
Igreja Matriz: datada possivelmente do século XVIII, esta igreja é dedicada a Nossa Senhora da Assunção. De nave única, decorada, na fachada principal, por azulejos azuis e brancos. No seu interior, existe uma capela-mor.
Gravuras rupestres: três sítios rupestres com grande interesse arqueológico, por se localizarem numa área onde até ao momento poucos vestígios de arte rupestre têm sido identificados, mas igualmente por serem exemplos de sítios rupestres de feição pré-histórica.
Ponte Romana: provavelmente pertencente ao período medieval/contemporâneo, é construída em granito com arco único de volta perfeita. Está situada sobre a ribeira de Alvoco.
Pelourinho: Categoria: IIP – Imóvel de Interesse Público

 

Cabeça

Capela de Nossa Senhora da Nazaré
Capela da Senhora do Carmo
Capela Santo António
Capela da Senhora da Póvoa
Capela Nossa Senhora da Nazaré: data de 1900 e fica aproximadamente a 500m da povoação.
Igreja Paroquial: datada de 1950, esta igreja construiu-se graças à iniciativa do Padre António Mendes Cabral Lages.
Igreja de São Romão: até à construção da igreja da Divina Pastora, em 1950, esta igreja foi a igreja paroquial (foi reconstruída entre 1944 e 1948): houve necessidade de se construir uma igreja nova devido ao crescimento da população. No campanário está gravada a inscrição “1847”.
Fonte do Ribeiro
Ponte do Porto: esta ponte em xisto fica sobre a ribeira das Forcadas e possui arco único de volta inteira.

 

Galeria de Fotos