Travancinha

Esta freguesia fica situada no extremo poente do concelho, a 380 metros de altitude, fazendo fronteira entre os concelhos de Seia e Oliveira do Hospital. Como muitas povoações beirãs, também Travancinha apresenta vestígios de um velho castro e uma calçada romana, para além da existência de sepulturas cavadas na rocha.

Travanca, diminutivo arcaico de Travancinha, aparece referida nas ordens régias de D. Sancho. No entanto, a criação da freguesia é posterior ao século XIV.

O Casal de Travancinha foi outrora um concelho com foral concedido por D. Manuel I, em 1514, possuindo uma Câmara Municipal, Tribunal e Cadeia. A perpetuação desse tempo está patente no seu pelourinho.

 

Junta de Freguesia de Travancinha
Rua da Igreja, nº 3
6270-603 Travancinha
Telefone: 238 641 101
E-mail: freguesia@travancinha.pt
Website: www.jf-travancinha.pt

Horário:
Quartas e Sextas: das 21:00 às 23:00

Executivo

Presidente: Paulo Jorge da Costa Monteiro

 

 

Pontos de Interesse:

Baloiço entre serras
Casa da Comenda
Casa da Quinta da Senhora das Virtudes
Igreja Paroquial de Travancinha: Arquitetura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial. Retábulo-mor neogótico.
Pelourinho de Casal: Pelourinho quinhentista. Foi integrado na construção anexa, onde se acha embebido o soco, tendo o remate assente diretamente no fuste. Motivos decorativos com pináculos bojudos, toros entrelaçados, motivo formado por dois círculos unidos integrando no seu interior flor-de-lis estilizada, provável alusão à Ordem de Avis.

Galeria de Fotos