Passeio Expedicionário ao Sopé da Montanha

18 Out

outro

O Município de Seia, através do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, promove no próximo dia 18 de outubro um passeio expedicionário ao sopé da Serra da Estrela, numa viagem pelo património natural e cultural da região.

A iniciativa será conduzida pelos técnicos do CISE e pela historiadora Helena Gonçalves Pinto, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer alguns dos locais emblemáticos desta área, como o Cabeço do Castro, a Ribeira da Caniça, o Buraco da Moura, o Souto da Lapa dos Dinheiros e a Ponte de Jugais. O ponto de partida será junto à Capela da Senhora do Desterro.

Este passeio evoca a Expedição Científica à Serra da Estrela de 1881, organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa, que marcou a história do conhecimento sobre a montanha, resultando num dos mais completos estudos científico-laboratoriais, cartográficos e bibliográficos da época.

A memória deste momento histórico encontra-se retratada no livro “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, da autoria de Helena Gonçalves Pinto, editado em 2022 pelo Município de Seia.

A atividade está limitada a 20 participantes e tem o custo de 10€.

Mais informações e inscrições AQUI.