Teleassistência

A Teleassistência consiste num serviço telefónico de apoio, disponível 24 horas por dia (e durante todo o ano), para idosos residentes no concelho, que vivem isolados e em zonas de difícil acesso, economicamente carenciados e/ou portadores de alguma incapacidade ou dependência física ou psicológica.

 

Tem por objetivo assegurar o acompanhamento e apoio permanente de quem vive sozinho, para casos de emergência médica, social ou de segurança. Visa, ainda, minimizar as consequências resultantes de acidentes no domicílio aumentar a segurança para os utilizadores, principalmente os que vivem em zonas isoladas, assegurando um maior sentimento de tranquilidade para os utilizadores e para os seus familiares.

Para a prossecução desta iniciativa, a autarquia celebrou um protocolo de cooperação com a Fundação PT, apresentado a 7 de março de 2014, de modo a assegurar os custos das mensalidades inerentes ao funcionamento do serviço de teleassistência, sendo comparticipados em 50% por cada uma das entidades.

A população que beneficia deste programa foi identificada pelo Município, numa ação que contou com a estreita colaboração da GNR – Guarda Nacional Republicana, na sinalização e contacto com os potenciais destinatários.

 

Como funciona?

Ao beneficiário é atribuído um serviço telefónico de apoio, para casos de emergência médica, social ou de segurança, num atendimento prestado por Call Center especializado, através de rede fixa, 24 horas por dia.

O serviço de Teleassistência contempla a instalação de um telefone e a entrega de um transmissor sem fios, a usar pelo utilizador em caso de emergência, bem como o contacto dos serviços do Callenter, com uma periodicidade de 15 em 15 dias.