Cartão Abem

O Município de Seia protocolou com a Associação Dignitude o“Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”.

Este programa tem por objetivo garantir a cidadãos em situação de comprovada carência económica o acesso a medicamentos prescritos por receita médica, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde.

 

A quem se destina?

Cidadãos que se encontrem numa situação de comprovada carência económica, cuja capitação seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

No âmbito do protocolo, a Câmara Municipal de Seia compromete-se a financiar, anualmente, em 100€ da comparticipação solidária abem: por cada beneficiário identificado e registado pelo mesmo, ficando os restantes montantes a cargo do Fundo Solidário abem, composto por uma rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento.

 

O programa tem uma duração de um ano, automaticamente renovado por iguais e sucessivos períodos, sendo desenvolvido, gerido e operacionalizado pela Associação Dignitude, ficando a cargo da autarquia senense a referenciação das pessoas socialmente vulneráveis enquadráveis no programa.

 

Esta medida de apoio garante aos cidadãos condições de acesso aos medicamentos de que necessitam, um importante complemento ao Programa Municipal de Comparticipação em Despesas com Medicamentos, destinado a apoiar munícipes idosos e pensionistas por invalidez.