Reconversão da paisagem nas aldeias de Cide e Póvoa Velha

11/09/2021 17:59

O Município de Seia assinou hoje (9 de novembro) um contrato com o Fundo Ambiental que resultará na reconversão da paisagem em duas aldeias do concelho, no âmbito do Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta – Condomínio de Aldeia.

O contrato do projeto, rubricado esta tarde em Arouca, incide nas aldeias de Cide (Vide) e Póvoa Velha (Seia) e é apoiado em 50 mil euros pelo Fundo Ambiental.

No projeto está inscrito a implementação de uma faixa de 100 metros em torno das aldeias, através da gestão de combustíveis e a reconversão florestal para outros usos, como a plantação de árvores de fruto.

As ações permitirão diversificar as fontes de rendimento dos seus proprietários, tornando em simultâneo aqueles espaços menos inflamáveis, mais resilientes aos incêndios e economicamente viáveis, melhorando as condições de vida das populações locais.

Será, ainda, recuperado um muro e desassoreada uma charca, permitindo aumentar a retenção e o aproveitamento das águas pluviais tanto para áreas agrícolas como para fins de proteção florestal, ao permitir a sua utilização no combate a incêndios, tanto na aldeia da Póvoa Velha, como nas áreas envolventes.

O programa tem como objetivos a melhoria de gestão e ordenamento de território e a conservação da natureza, promovendo uma nova função produtiva do solo. Sob este desígnio, são garantidas comunidades mais resistentes e adaptadas, com vista a melhorar as condições de habitação em aldeias com envolvência florestal em espaço rural.

O projeto constitui também mais uma ferramenta para a inversão das situações de despovoamento e envelhecimento da população, através de adoção de práticas agrícolas mais eficientes, levando a assumir uma gestão ativa dos territórios rurais.

Galeria