CINEECO 2022: Sessão de apresentação da 28ª edição

15 | 09 | 2022

Esta sexta-feira (16 de setembro) são reveladas as novidades da 28ª edição do CineEco e os padrinhos dos filmes da Seleção Oficial. Na apresentação será, ainda, exibido o filme de Joaquín Gutiérrez Acha, MONTADO – O BOSQUE DO LINCE IBÉRICO, um documentário que reúne algumas das mais incríveis experiências de observação na Natureza, que alguém que viva ou trabalhe nesta paisagem levaria uma vida inteira para conseguir contemplar.

Antes do arranque da 28ª edição do CineEco, que acontece de 8 a 15 de outubro, o Município de Seia, entidade organizadora, dá o mote inicial do certame com a apresentação oficial das novidades deste ano.

A partir das 21h00, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia irá decorrer o sorteio das personalidades que vão apadrinhar os documentários deste ano e que terão como missão promover as 11 longas-metragens internacionais que fazem parte da secção competitiva do CineEco.

Cada longa-metragem internacional será “apadrinhada” por duas personalidades, responsáveis por desenvolver ações de divulgação e marketing, contribuindo assim para a mobilização de público.

Esta iniciativa pretende valorizar o papel destes agentes promotores do Festival como um todo e, em particular, de cada longa-metragem internacional. São preponderantes na ligação do Festival à sua comunidade. Esta é uma forma de, em cada ano que passa, alargarmos a família CineEco”, explica a direção do certame.

Na apresentação oficial do CineEco será, ainda, exibido o documentário MONTADO – O BOSQUE DO LINCE IBÉRICO. A obra, narrada pela atriz Joana Seixas, permite-nos perceber que o montado é um ecossistema peculiar que contém em si uma enorme biodiversidade e riqueza natural. Este desempenha funções importantes na conservação do solo, na qualidade da água e na produção de oxigénio, é um pilar importante da economia local e dá origem a uma paisagem particularmente bela.

O filme é assinado pelo documentarista e naturalista espanhol Joaquín Gutíerrez Acha que, para este filme, contou com um orçamento de quatro milhões de euros.

Portugal, Brasil, Espanha e França são os países com maior representação cinematográfica na Competição Oficial da 28ª edição do CineEco. Este ano, o mais antigo festival de cinema ambiental do mundo e único deste género cinematográfico no país, recebeu um número recorde de filmes. A Seleção Oficial é composta por 70 filmes, sobre temáticas tão pertinentes como polémicas e que podem ser vistos entre 8 e 15 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Mais informações:

CineEco Seia > www.cineeco.pt