CÂMARA COMPARTICIPA VACINA DA GRIPE NAS FARMÁCIAS

11/16/2021 18:32

Ao abrigo do Programa “Vacinação SNS Local” e no decorrer da recente alteração, pela Direção Geral de Saúde (DGS), aos grupos abrangidos pela vacinação gratuita, o Município de Seia aprovou esta manhã, em reunião de Câmara, um aditamento ao protocolo que comparticipa a vacinação nas farmácias do concelho.

Assim, por via da vacinação dos cidadãos com 65 ou mais anos de idade ocorrer preferencialmente nos serviços de saúde públicos, tendo em consideração a coadministração simultânea da dose de reforço da vacina contra Covid 19 a este grupo etário, as farmácias dão agora a apoio à população entre os 6 meses de idade e os 64 anos.

Neste contexto, a comparticipação da vacinação protocolada entre a Câmara Municipal, a Associação Nacional das Farmácias e a Farminveste – Investimentos, Participações e Gestão S.A., abrange agora munícipes residentes no concelho, com idade entre os 6 meses e os 64 anos de idade, inclusive, com as doenças crónicas ou condições identificadas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Apesar da vacina ser gratuita, a sua administração nas farmácias implica um custo para os utentes, até um valor máximo de 2,50 euros/ato. No âmbito do protocolado, este valor é suportado pelo Município, tendo destinado uma verba no valor de 5000€, respeitante a um máximo de 2000 beneficiários.

Para receber a vacina do SNS nas farmácias é necessária, por determinação da DGS, a apresentação de uma declaração médica.

A comparticipação da vacinação contra a gripe cria condições para que munícipes pertencentes a grupos vulneráveis tenha acesso à vacina, de forma mais próxima. Por sua vez, obtém-se a desejável eficiência da gestão dos recursos afetos à saúde no concelho e os ganhos de eficácia e melhoria nos serviços prestados à comunidade.

Galeria