O projeto incide na Rua de Santa Antonina, na Zona Industrial de Seia, e pretende garantir a acessibilidade às novas áreas do projeto Porta da Estrela, assegurando a sua compatibilização com as plataformas existentes e introdução de melhorias significativas no conforto, acessibilidade e segurança no arruamento.

O projeto abrange uma extensão de aproximadamente 1 quilómetro e 82 metros de extensão e tem como objetivo a promoção da mobilidade segura dos peões, introdução de medidas de acalmia da velocidade de tráfego na zona urbana, regularização do trânsito e criação de um novo traçado de ligação da Rua de Santa Antonina à rotunda da Central de Camionagem.

A empreitada engloba a pavimentação do arruamento, a criação de passeios, continuidade da ciclovia, execução de zonas delimitadas para a travessia de peões, execução de lombas redutoras de velocidade, instalação de marcos delimitadores para assegurar a mobilidade em segurança dos peões ao longo do passeio, aplicação de guarda corpos metálicos, execução de obras de arte integradas (Box Culvert) e execução de muros de suporte e espaços verdes.

Na proposta de projeto propõem-se que a circulação automóvel da Avenida Afonso Costa para a Rua de Santa Antonina deixe de existir, estando prevista a criação de uma zona ajardinada e continuação da zona pedonal ao longo da Avenida Afonso Costa junto ao entroncamento, ficando esta parte do troço do arruamento sem saída.

Com esta medida pretende-se resolver um dos principais problemas detetados no arruamento, a falta de segurança para quem efetua a manobra de entrada e saída do arruamento devido à grande diferença de cotas do arruamento e da fraca visibilidade.

Estão, também, integradas na empreitada a requalificação do sistema de redes de infraestruturas existentes no arruamento (rede elétrica, rede de iluminação pública, rede de telecomunicações, rede de abastecimento de água, rede de drenagem de águas residuais e rede de drenagem de águas pluviais).

 

A obra foi objeto de concurso público e entregue à empresa Irmãos Almeida Cabral, Lda, pelo valor de 772 946,85€.