Santa Marinha e São Martinho

Santa Marinha

Esta aldeia possui um património arquitetónico impressionante. A antiga casa da Câmara, construção de rara beleza do século XVI, a casa do Casal, construída no século XIII, e o Pelourinho onde estão representados quatro animais cujos dorsos pousam num pináculo quadrangular, são exemplos disso. Nesta localidade podem ainda ser visitadas diversas capelas, uma ponte medieval e sepulturas antropomórficas.

Faz parte da freguesia de Santa Marinha a aldeia do Eirô.

São Martinho

É uma das povoações mais antigas do concelho, estando as suas origens documentadas nas inquirições do século XIII. Nesta localidade podem ser visitados a casa da Torre, um belo exemplar da arquitectura civil, a Igreja Matriz, datada do século XIII, capelas, o fontenário de St. António e o lugar de Santa Eufêmia.

Para além de São Martinho integra ainda a freguesia a aldeia da Póvoa Nova.

União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho
Rua Dª Maria Augusta Nunes, nº 1 A