Música que Diz | Clara Saleiro + Patrícia Sucena de Almeida
14 a 18 de agosto de 2023
Apresentação Final: 18 de agosto de 2023, 18h30 | Casa Municipal da Cultura de Seia
Na semana de 14 a 18 de agosto, a Casa Municipal da Cultura de Seia acolhe duas residências artísticas. Estas juntam a soprano Andrea Conangla e a violoncelista Manuela Ferrão com a compositora Sofia Borges, e a flautista Clara Saleiro com a compositora Patrícia Almeida.
Ambas as residências giram em torno de duas novas criações inspiradas na obra de Fernando Pessoa.
São poucos os autores que relevam de um lugar tão fundamental e central como o que é ocupado por Fernando Pessoa no seio do cânone literário de expressão portuguesa. Tal não só é atestado pela profundidade com que a sua obra é lecionada já a nível do ensino básico, como a sua progressiva difusão – recordemos a recente biografia escrita por Richard Zenith – e internacionalização.
Fernando Pessoa é, portanto, uma figura incontornável do imaginário cultural português, recordando-se que este último é uma configuração não só determinada por juízos históricos e estéticos, mas também sociais, políticos e económicos. E enquanto escritor e poeta, por excelência, da alteridade, esta centralidade não deixa, frequentemente, de compreender algo de paradoxal.
Dada a sua importância, urge fazer releituras das obras de Fernando Pessoa. Com isto, não só se interpelam e questionam o imaginário cultural em que este se insere, como também permite dar continuidade ao espírito que permeia a obra Pessoana: o da alteridade.
Os concertos finais das residências serão de entrada gratuita e decorrerão no dia 18 de Agosto às 18:30, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia. O público será convidado a participar numa conversa pós-concerto com as artistas em residência.
Programa:
Patrícia Sucena de Almeida: Oscillum (oscillare-ondular, sacudir) – Lux oculos eius vulneravit (2023)*