A segunda edição do projeto municipal FILARMONIAS encerra com o concerto da Banda Torroselense Estrela d’Alva, a decorrer no início de dezembro no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.
A entrada é livre, mediante lotação da sala.
A Banda Torroselense Estrela D’ Alva foi fundada, oficialmente, a 8 de fevereiro de 1908 pelos irmãos João e Eduardo Batista, naturais de Torroselo, embora a sua criação se reporte há muitos anos atrás, tendo assim mais de cem anos de existência. A filarmónica foi noutros tempos uma secção musical do Grémio Torroselense Estrela D’ Alva, tendo o nome de Grupo Estrela D’ Alva.
João Batista vulgarmente conhecido por João do Freixo, foi o mentor do “projeto”, seu primeiro regente e aquele a que ficou a dever-se o que é hoje a Banda Torroselense Estrela D’Alva.
Revelou, desde a primeira hora, notável vocação para a música, dando público testemunho das suas qualidades e conhecimentos alguns dos mais prestigiantes músicos de Carragosela que acompanharam o seu trajeto, quando ainda jovem deu ali os primeiros passos e absorveu alguma sabedoria que viria a corporizar e desenvolver pessoalmente.
Repartia a sua atividade entre relojoeiro e mestre da Música. Na sua profissão diz quem o conheceu e com ele privou, que foi um artífice de excelência.
Na Música conseguiu superar todas as expectativas, tendo vindo a cotar-se como um dos melhores regentes que por Torroselo passaram. Foi dele a iniciativa de partilhar a “sua” música, o que seu conhecimento e legado musical, pelas gentes de Torroselo e o mais importante, dar a cada Torroselense algo que nunca teve até então: oportunidade de aprender música, ler uma pauta e tocar um instrumento.
Assim nasceu, a primeira escola de Música da Banda que garantia com regularidade elementos à Filarmónica, com reconhecida valia técnico-musical, tendo a garantia que a sua inspirada criação tinha continuidade.
A Banda Torroselense Estrela D’Alva conta atualmente com 54 elementos, sendo que 23 em formação e destes 5 com formação pedagógica em estabelecimento de ensino apoiados pela instituição.
A formação engloba elementos do concelho de Seia e Oliveira do Hospital. Aberta a todas as idades, incide principalmente nos jovens, totalmente gratuita, garantindo não só a educação musical, mas ainda o transporte e alimentação.
A estrutura é assegurada pelo Diretor Musical, Samuel Correia, Professor da Escola Profissional da Serra da Estrela, o professor do Conservatório de Música, Jaime Chavinha de Minde, Bruno Simões licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa e um Professor do Centro Escolar Seia/São Romão, José Miguel Sousa, licenciado pela Universidade de Évora.
O nosso atual Diretor Musical é o Maestro Samuel Correia, licenciado pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco – IPCB.
No topo da estrutura, está o atual Presidente da Direção, o Senhor José João Brás dos Santos, natural de Torroselo, assessorado por uma equipa incansável no apoio e suporte, contribuindo com o seu esforço para o sucesso da Banda.
As apresentações públicas são maioritariamente de solicitações para as festas das várias povoações, que demonstram desta maneira a sua devoção ao Santo(a) Padroeiro(a) e nos contratam para uma parceria de Festa e Fé, com a nossa presença no dia mais representativo e importante do ano para suas gentes. Temos um impacto importante na parte religiosa, como sejam a Missa e Procissões, mas também na parte mais popular do evento, onde estamos mais dentro do povo com as Marchas de Rua (as arruadas) e com os Concertos que são abraçados pelas festividades e pelo povo, que carinhosamente nos aplaude.
Temos ainda eventos culturais do Município e União de Freguesias, que passam por Concertos solidários de nossa iniciativa ou por convite. Embora com maior incidência a nível regional também fazemos algumas apresentações a nível nacional, onde se destacam as idas à região da grande Lisboa e encontros de Bandas (quiçá, nos tenha inspirado para a organização deste nosso convívio cultural).