Festival DME apresenta Ópera Audiovisual 70ª Semana de João Pedro Oliveira

20 Dez | 19:30h

música

Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia
Entrada livre

Conversa introdutória com Padre Carlos Sousa

 

Sinopse:

O Livro de Daniel é provavelmente um dos textos mais misteriosos da Bíblia. A descrição dos eventos e profecias deste livro incluem assassinato, traição, orgias e tortura. Mas também tem a descrição de diversas profecias muito interessantes e enigmáticas que podem ser interpretadas de várias formas, algumas delas relacionadas com o tempo presente. Instabilidade social, guerra global, extermínio em massa e muitos outros eventos podem ser inferidos através dos escritos proféticos deste jovem.

Esta ópera audiovisual inclui vários eventos da vida de Daniel e seus companheiros, bem como as três principais profecias que eventualmente ainda não foram cumpridas.

A 70ª Semana descrita no livro é uma dessas profecias, e refere-se a um estado de guerra constante, sacrilégio e destruição, que finalmente levará a uma transformação milagrosa do mundo num novo espaço de paz e justiça. Esta profecia é posteriormente retomada no Livro do Apocalipse, na Bíblia.

Tal como sugere a descrição da peça (ópera audiovisual), a ação operática é reinterpretada numa projeção em écran, usando várias imagens e sons gerados por computador, assim como intervenções vocais e movimentos de dança pré-gravados. Algumas das 8 cenas que constituem esta peça são representações imaginadas dos eventos descritos no livro; outras cenas são interpretações simbólicas. Os textos utilizados são transcrições diretas dos textos originais do livro, cantadas em latim, hebraico e aramaico.

A 70ª Semana foi o resultado de uma encomenda do Ministério da Cultura (DGArtes) de Portugal. Teve ainda o apoio do Manitou Fund (USA), mpmp – Património Musical Vivo (Portugal), Universidade de Aveiro (Portugal) e Universidade da Califórnia – Santa Bárbara (USA). Foi composta entre Março de 2021 e Setembro de 2022.

Biografia:

O compositor João Pedro Oliveira detém a Cátedra Corwin Endowed em Composição na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Estudou performance, composição e arquitectura de órgãos em Lisboa. Concluiu o doutoramento em Música na Universidade de Nova Iorque em Stony Brook. A sua música inclui ópera, composições orquestrais, música de câmara, música electroacústica e vídeo experimental. Recebeu mais de 70 prémios e prémios internacionais pelas suas obras, incluindo três Prémios no Concurso de Música Electroacústica de Bourges, o prestigiado Prémio Magistério e Prémio Especial Giga-Hertz, 1º Prémio no Concurso Metamorfoses, 1º Prémio no Concurso Yamaha-Visiones Sonoras, 1º Prémio no Concurso Musica Nova. Foi professor na Universidade de Aveiro (Portugal) e na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). As suas publicações incluem vários artigos em revistas e um livro sobre teoria musical do século XX.