DA MINHA ALDEIA VEJO QUANTO DA TERRA SE PODE VER NO UNIVERSO 

15 Set | 21:30h

residência artística

Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia

Residência artística, que decorre entre os dias 11 e 15, com a apresentação final a 15 de setembro.

SINOPSE

DA MINHA ALDEIA VEJO QUANTO DA TERRA SE PODE VER NO UNIVERSO é uma performance pluridisciplinar que acontece entre a visão de um drone e as mãos de uma bordadeira. Ao longo de uma residência artística em cada lugar, os criadores vivem uma série de experiências com os lugares e as pessoas que os habitam, e tentam com isso criar um objeto artístico performativo de partilha dessas mesmas vivências. Como contamos a alguém essa vivência dos dias todos que passamos num lugar? Como tornamos esses acontecimentos partilháveis e transmissíveis através de um dispositivo performativo feito de palavras, vozes, sons, imagens, objetos, gestos? Como é possível que uma experiência pessoal se torne numa matéria comum a outras pessoas que não estiveram lá? Como acontece essa partilha do sensível?

 

Ao longo de vários encontros que teremos com as pessoas de cada lugar será essa a experiência que lhes iremos propor. Que nos contem memórias pessoais e coletivas, tendo como ponto de partida objetos, imagens, histórias, momentos, cartas, postais. Contar algo que se viveu é uma forma de ensaiar presenças, algo que se move entre a realidade e a ficção e nos transporta para um lugar imaginário. Estas partilhas constituirão material para trabalhar a dramaturgia e texto do espetáculo, bem como a sua componente audiovisual. Neste projeto proporemos também experimentar que a memória seja um lugar performativo, de partilha, relação e que vai circulando entre os corpos. Uma memória viva que diz: é aqui e agora, outra vez.

 

 

___

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística, criação e interpretação_ Ana Gil e Nuno Leão

Dramaturgia e texto_ Nuno Leão

Figurinos e espaço cénico_ Ana Gil

Co criação e composição sonora_ Rui Dias

Co criação e vídeo_ Tiago Moura

Desenho de luz_ Pedro Fonseca/coletivo ac

Produção executiva_ Rita Boavida
Participação especial_  Grupo Geração em Ação de São Martinho/ CLDL4G Seia
Organização_ Casa Municipal da Cultura de Seia
Produção_ Terceira Pessoa Associação – Estrutura financiada pela Direção Geral das Artes / República Portuguesa – Cultura

 

Entrada Livre