IV Encontro de Concertinistas

3º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

A Câmara Municipal de Seia volta a promover, na última semana de agosto e pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE).

O evento acontece no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, de 23 a 26 de agosto, é aberto à participação de crianças, jovens e adultos, a solo ou em grupo, e tem as inscrições abertas até 4 de agosto.

No que diz respeito às participações a solo, o regulamento do festival estipula quatro escalões etários a concurso, nomeadamente solistas até aos 9 anos de idade, solistas dos 10 aos 12 anos de idade, solistas dos 13 aos 16 anos de idade, e solistas dos 17 anos de idade em diante. No caso de grupos vocais (duetos, trios, quartetos, etc), o escalão será atribuído em função da idade do elemento mais velho.

A participação no festival pressupõe que cada concorrente cante duas canções, originais ou não, sendo facultativo o idioma da letra. Os concorrentes terão de cantar com a voz em som direto, sobre playback instrumental, e as canções não poderão exceder a duração de três minutos e trinta segundos (3’30”). Os interessados em participar podem submeter a sua inscrição no site www.ficse.pt.

O desempenho dos participantes do concurso será avaliado por um júri internacional, constituído por personalidades de relevo no mundo da música. Ao júri compete atribuir os seguintes prémios: “Grand Prix” (vencedor absoluto do Festival) - 1000 euros; e por escalão etário, 1º lugar - 300 euros; 2º lugar - 200 euros; e 3º lugar - 100 euros. Todos os participantes recebem troféus, galardões e outras lembranças.

O talento, qualidade e criatividade artística a que os participantes já nos habituaram, dentro de um saudável espírito de competição, o número crescente de participantes estrangeiros, até então com 11 nacionalidades representadas, e a promessa de um espetáculo singular, naquela que é a Gala de Encerramento, que este ano se realiza no sábado à noite, constituem os principais motivos para o evento se afirmar no contexto de festivais que proliferam por essa Europa fora.

A par do concurso, o festival constitui igualmente uma oportunidade de intercâmbio cultural e troca de experiências, nomeadamente de técnicas de interpretação musicais e coreográficas, proporcionado pelo contacto entre participantes de diferentes nacionalidades, dando também espaço para visitar o concelho e a região, num programa cultural delineado em paralelo à competição.

Conforme já referido, o FICSE é promovido pela Câmara Municipal de Seia, com o apoio da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e do Turismo do Centro Portugal.