IV Encontro de Concertinistas

Segurança nas Nossas Estradas vence 2ª edição do Orçamento Participativo

A Câmara Municipal revelou os dez projetos vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo (OP) de Seia, numa sessão pública que aconteceu este sábado (dia 15 de julho) à noite no edifício dos Paços de Concelho. Os projetos eleitos abrangem várias áreas de intervenção Municipal como Ação social, Saúde e Bem-estar, Desporto e Lazer, Cultura e Turismo, Educação, e serão executados pela Autarquia durante o próximo ano.

A comunidade senense voltou a responder positivamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2018, envolvendo-se ativamente na votação dos projetos do Orçamento Participativo 2017. Assim, dos 18 projetos a votação no Orçamento Participativo de 2017, de um total de 24 propostas submetidas pelos cidadãos, o projeto “Segurança nas Nossas Estradas”, que prevê a aquisição de meios mecânicos para limpeza de neve e espalhamento de sal nas freguesias mais a sul do concelho (Loriga, Alvoco da Serra, Teixeira e União de Freguesias de Vide e Cabeça), foi o que reuniu a votação mais elevada, um total de 1326.

O segundo lugar coube ao projeto “O Concelho Encantado d@ Dr@ Dentinhos”, com 1026 votos, proposta que contempla a prestação de tratamentos dentários, formação nutricional e distribuição de kits de higiene oral a 112 (cento e doze) crianças institucionalizadas ou sinalizadas pelo Conselho de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho de Seia.

O Mirante de Santo Amaro – Um Novo Olhar em Santiago, que como o próprio nome sugere consiste na requalificação deste emblemático local, obteve 874 votos, a que se seguiram os projetos: “Melhorar as Condições da Escola de Música de Figueiredo” (853 votos); “Saúde e Bem Estar”, proposta para a criação de uma sala de enfermagem no atual Posto Médico de Paranhos da Beira (815 votos); Centro Museológico de Paranhos da Beira, ligado à atividade agrícola (804 votos), “Aqua Natura – Valorização da Levada” de regadio de São Romão (708 votos); Requalificação/Intervenção no Edifício Multiusos a “Antiga Casa das Sessões” em Santa Marinha (686 votos); “Um Património de Emoções”, projeto que tem por objetivo desenvolver vários circuitos e visitas de exploração do património cultural, religioso e ambiental nas localidades de São Martinho, Póvoa Nova, Santa Marinha e Eirô (639 votos); e por último, o “Acesso Gratuito a Internet nas Localidades de Carragozela e Várzea de Meruge”, com 615 votos.

No fim da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, enalteceu a participação ativa da população no OP 2017, tanto no processo de candidatura, mas em especial na votação, pois em comparação à primeira edição revela um crescimento na ordem dos 30%. Neste orçamento participativo foram contabilizados um total de 11412 votos válidos, de onde estão excluídos os nulos, o que significa um forte envolvimento dos munícipes naquele que é o mecanismo colocado à sua disposição para intervir no orçamento municipal, concretamente no que diz respeito a 125 mil euros, sendo que para cada proposta foi estabelecido um limite de 12.500€ (IVA incluído).