Projeto “10 Mil Vidas”

A Câmara Municipal pretende implementar no Município de Seia o Projeto “10 Mil Vidas”, dirigido a pessoas em situação de isolamento e vulnerabilidade, visando promover a sua segurança e autonomia, nas vertentes de Tele-assistência e de Tele-saúde.

Nesse sentido, decorreu na tarde do dia 6 de julho, nos Paços do Concelho, uma formação de base dirigida a potenciais cuidadores institucionais, à qual se seguiu uma cerimónia de entrega dos primeiros 15 equipamentos de Teleassistência e de Telesaúde do Projeto “10 Mil Vidas”.

Pretende-se, numa fase experimental, eleger como público alvo privilegiado, para além dos idosos sem suporte familiar ou institucional, os idosos com acompanhamento em Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), por forma a explorar as potencialidades deste sistema enquanto complemento de valor acrescentado nos domínios da segurança e da saúde dos futuros utilizadores.

Promovido pelo Município de Seia, resulta de uma parceria e cofinanciamento assumida com a Associação Nacional de Cuidado e Saúde (ANCS), na candidatura ao Programa de Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, do Balcão 2020.