Festa da Transumância e dos Pastores

A transumância volta a cumprir-se em Seia, com a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à serra da Estrela em busca de melhores pastos.

Organizada pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), em articulação com os pastores do concelho, a quinta edição da Festa da Transumância realiza-se no dia 1 de julho e propõe ao público acompanhar os pastores na viagem à serra da Estrela.

Uma experiência única e autêntica, a descoberta de uma das mais simbólicas atividades do pastoreio: a transumância. Trata-se de uma prática ainda muito enraizada na comunidade pastoril local, com o objetivo único de deslocar, durante o período de seca, os rebanhos para locais que oferecem melhores condições de pasto, neste caso para a montanha. Os pastores e os animais transumantes regressam às terras chãs no final do mês de agosto, princípio de setembro.

A viagem tem início no largo da Câmara, local onde o gado proveniente das terras chãs (Santa Comba, Folgosa, Maceira) se concentra, pelas 07:30h, e continua atravessando a cidade em direção à Montanha, prosseguindo pelos seculares caminhos da transumância, em direção àquela que é a aldeia dos pastores, o Sabugueiro. Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge e um almoço com os pastores.

A anteceder a subida à serra, uma semana antes, a 25 de junho, celebra-se na aldeia da Folgosa da Madalena a Festa dos Pastores, com a romaria das ovelhas à Festa de São João. Aqui, ao final da tarde, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição, desfilando, à vez, em volta da capela de São João Batista, pedindo ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

Inscrições e mais informações em www.aldeiasdemontanha.pt