IV Encontro de Concertinistas

Concelho ganha duas novas praias fluviais

A Câmara Municipal apresentou, na tarde de quinta-feira, no Museu Natural da Eletricidade e na Junta de Freguesia do Sabugueiro, os projetos de duas novas praias fluviais no Concelho. Tratam-se da Praia Fluvial do Dr. Pedro (Senhora do Desterro) e a Praia Fluvial do Sabugueiro, no curso do Rio Alva, dois novos investimentos que visam aumentar a atratividade do concelho. As obras são financiadas e ascendem numa primeira fase, a um investimento de cerca de 160 mil euros. A operação, cujos concursos serão lançados na próxima semana, visa requalificar, por completo, estes dois espaços, já utilizados para recreação balnear.

No Sabugueiro os trabalhos incidirão na reparação do açude, reperfilamento do leito e das margens do rio, bem como a requalificação e valorização paisagística das áreas envolventes. Entre os objetivos essenciais consta a unificação formal e funcional de todo o espaço, a implantação de um percurso pedonal entre o açude e dois patamares/zona de solário. Prevê-se, ainda, o reforço do mobiliário urbano existente, através da colocação de papeleiras, ecopontos e mesas de piquenique. Contempladas estão, igualmente, a colocação de vedações nos muros existentes e a execução de uma ponte em madeira para fazer a ligação entre as duas margens da ribeira, equipamento destinado ao socorro a náufragos e apoio a banhistas e pavimentação do acesso, entre outras.

Na Praia Fluvial Dr. Pedro, a ação contempla, também, trabalhos de reperfilamento do leito e das margens, mobiliário urbano diverso, melhoria da acessibilidade através de um passadiço de madeira até ao espelho de água e da estrada até à praia, equipamento de socorro e vigilância aos banhistas, e a criação de um travessão para regularização do rio, que servirá cumulativamente, como zona de lazer no período estival.

Filipe Camelo, o Presidente do Município, salientou, na ocasião, tratar-se de uma aposta em torno dos vários espaços de recreação balnear do concelho, que têm vindo a ser objeto de um forte investimento do Município, através de ações de requalificação que procuram rentabilizar todo o seu elevado potencial. As praias fluviais são um novo fator de atração ao concelho, garantindo maior qualidade da água, evidenciada pelos galardões que as praias fluviais do território têm vindo a conquistar, o que, aliado ao enquadramento natural e paisagístico, atrai cada vez mais pessoas e constituem um nicho turístico.

O caminho percorrido, em matéria de qualificação ambiental, permite ao município dispor de uma rede de praias fluviais altamente qualificados, um processo que se iniciou com a despoluição dos cursos de água, favorecido pela entrada em funcionamento de mais de duas dezenas de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARS). Isso permitiu, numa segunda fase, apostar na valorização de cada um desses espaços de recreação balnear, através do ordenamento das margens, da melhoria do apoio aos banhistas, maior acessibilidade aos locais, estruturas de apoio e espaços verdes.