A Câmara Municipal de Seia isenta as esplanadas do pagamento de taxas para ocupação do espaço público. Uma medida destinada a fixar e criar um ambiente favorável aos agentes económicos, nomeadamente os setores da restauração, de bebidas e de hotelaria.

Numa época que propicia a colocação de esplanadas com o objetivo de captar clientes e promover a atratividade do concelho, a medida, que surge como um incentivo à dinamização do setor, autoriza os comerciantes a instalarem as suas esplanadas gratuitamente.

A ocupação do espaço público com esplanadas deve ser previamente requerida pelos comerciantes, sendo que, os interessados devem instruir o processo no Balcão Único do Município para aprovação, sem que lhes seja imputado qualquer custo.

A Câmara Municipal revelou os dez projetos vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo (OP) de Seia, numa sessão pública que aconteceu este sábado (dia 15 de julho) à noite no edifício dos Paços de Concelho. Os projetos eleitos abrangem várias áreas de intervenção Municipal como Ação social, Saúde e Bem-estar, Desporto e Lazer, Cultura e Turismo, Educação, e serão executados pela Autarquia durante o próximo ano.

A Câmara Municipal de Seia informa que foi restabelecida a circulação rodoviária na EN230, na Freguesia de Teixeira.

Depois do início das obras no mês de abril, a Infraestruturas de Portugal, deu por concluídos todos os trabalhos e diligências, tendo conseguido antecipar o termo dos mesmos, sendo agora reaberto o tráfego deste troço da EN 230 em totais condições de segurança.

Recorde-se que a referida estrada se encontrava cortada desde 2015 devido à instabilidade de um talude, o que implicava que a população tivesse de fazer dezenas de quilómetros a mais.

Seia voltou a ser um marco importante no Granfondo Serra da Estrela, recebendo parte substancial do percurso da 4ª edição do desafio, que atravessou o território desde o Sabugueiro até às freguesias de Teixeira, Alvoco da Serra e Loriga, enquadrando a passagem dos atletas na ascensão final ao alto da Torre - o ponto mais elevado do território continental português, com 1.993 metros.

As Praias Fluviais de Lapa dos Dinheiros e Loriga hastearam, no dia 2 de julho, as bandeiras de Praia Acessível e Bandeira Azul, sendo que Loriga viu renovada a bandeira de qualidade de ouro.

A Câmara Municipal pretende implementar no Município de Seia o Projeto “10 Mil Vidas”, dirigido a pessoas em situação de isolamento e vulnerabilidade, visando promover a sua segurança e autonomia, nas vertentes de Tele-assistência e de Tele-saúde.

Pág. 1 de 84