Município de Seia

 

 

 

        VILLE DE DOMFRONT

donfront

ps       

     1ª Revisão ao PDM
pdm


 

arus 




sig

gae


canil 

 seia empreende


 

 

 

 

 

 medicamentosnatalidade

 

 

 

 

  blvs
 

 

IV Encontro de Concertinistas

 

 

 

 

rbems


     

Recolha Selectiva RSU

Recolha seletiva de proximidade

Para que a valorização seja possível é necessário que se faça a separação dos resíduos por fileira.

Os resíduos orgânicos, constituídos por alimentos, com exceção dos lacticínios, do peixe e da carne, e resíduos vegetais de jardins, devem ser encaminhados para compostagem. No Município não existe recolha dedicada a este resíduo pelo que se recomenda a realização da compostagem doméstica, sempre que seja possível.

Denomina-se recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) por proximidade a recolha de ecopontos. Estes equipamentos são disponibilizados para deposição de:

1)      Papel e cartão;

2)      Plástico e metão; e

3)      Vidro de embalagem.

Por vezes os ecopontos estão dotados de pilhão para recolha de pilhas e baterias. Os pilhões estão também disponíveis nos edifícios públicos – Câmara, Ludoteca, Biblioteca, entre outros.

O Município disponibiliza cerca de 142 ecopontos distribuídos por todas as sedes de freguesia e em muitas das suas localidades.

É ainda possível, nas localidades de Loriga, Pinhanços, Seia, S. Romão, Torroselo e Tourais, depositar óleos alimentares usados (OAU) em oleões de rua.

Todos estes resíduos podem, também, ser entregues no ecocentro que recebe ainda madeiras, resíduos elétricos e eletrodomésticos (REE), resíduos de construção e demolição (RCD), resíduos de grandes dimensões (os denominados “monstros”), lâmpadas e vegetais.

Os resíduos depositados nos ecopontos e no ecocentro são recolhidos pela empresa que presta esse serviço à AMRPB, que os encaminha para o centro de triagem do Aterro Sanitário de Tondela. Após o processo de triagem os materiais são enviados para os retomadores oficiais que os encaminham para reciclagem ou outro tipo de valorização.

Como entidade gestora o Município estabeleceu protocolos para a recolha de fluxos especiais de resíduos como: roupa usada (Sarah Trading), óleos de lubrificação e filtros de óleo (Correia&Correia), de OAU (Tratris, S.A.) e material de uso veterinário (Ambimed).

Consulte os protocolos AQUI

 

     boletim artis

cineecoclimadapt

loja poupanca

 

 

 

Desenvolvido por: Mixlife

Município de Seia - Largo Dr. António Borges Pires, 6270-494 Seia
Tel.: 238 310 230