Final do Concurso Literário S.E.R.

A equipa constituída por alunos de São Romão venceu a eliminatória final da 4ª edição do Concurso Literário SER, que decorreu ontem à noite, dia 14 de março, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Os primeiros classificados foram contemplados com bilhetes para a peça “Peter Pan”, de Filipe La Féria, uma oferta da Câmara que inclui a respetiva deslocação ao teatro Politeama, que ocorrerá no próximo dia 19 de março.

A final envolveu 51 crianças, de um total de 180 do 4º ano, do 1º ciclo do ensino básico do concelho, participantes nas sete eliminatórias do concurso. Este último encontro foi disputado, para além da vencedora, pelas equipas das escolas de Seia e Paranhos/Sabugueiro, as quais obtiveram respetivamente os 2ºs, 3ºs lugares na classificação final. Em jogo esteve o conhecimento literário das equipas, especificamente a análise e aprofundamento da obra “Que bicho te mordeu”, de Maria João Lopo de Carvalho, escritora que juntamente com o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto Amaral, e o encenador Alexandre Sampaio integrou o júri de avaliação.

Organizado pelo Município de Seia, em parceria com as bibliotecas escolares e os Agrupamentos de escolas do concelho de Seia, esta iniciativa iniciou-se no ano letivo de 2009/2010, e desde então, cada edição tem mantido os propósitos de ser um meio impulsionador de aprendizagem, incentivador do acesso ao conhecimento através da competitividade saudável e divertida, proporcionando paralelamente o contacto com os autores das obras trabalhadas, anualmente, pelas escolas nos diferentes níveis de ensino.

O Concurso tem na sua génese desenvolver as capacidades de linguagem oral das crianças, formar “multiplicadores” em educação e aquisição cultural, desenvolver competências no âmbito do livro e da leitura, promover o desenvolvimento cultural, multiplicar nas escolas, através de conteúdos, o desenvolvimento de uma maior qualidade de vida pessoal do aluno, na sua comunidade.