Atividades das férias da Páscoa em Seia contaram com mais de meio milhar de participantes

Durante as duas semanas que compuseram a interrupção letiva, de 5 a 18 de abril, o Estádio Municipal de Seia e a Ludoteca Municipal receberam 560 participantes nas atividades de ocupação de tempos livres, que ali se desenvolveram para crianças e jovens do concelho.

O Estádio Municipal, no âmbito do programa FootPáscoa, recebeu uma média de centena e meia de participantes por dia. A iniciativa, que contou com a sua 14ª edição, teve como principal objetivo desenvolver o gosto pelo desporto em crianças com idades compreendidas entre os seis e os 15 anos e proporcionar momentos de diversão, com enfâse na aprendizagem e prática do futebol, tendo subjacente a criação de valores como a amizade, autonomia, integração, igualde e solidariedade.
Durante este período, no relvado do estádio municipal as centenas de crianças usufruíram de circuitos de conhecimento e perícia, ginástica matinal, jogos anárquicos, formais e tradicionais, torneios de futebol, um acampamento e um jogo solidário, a que se associou uma colheita de sangue, onde 68 doadores deram o seu contributo ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Algumas das experiências vivenciadas durante as férias foram apresentadas aos pais das crianças e jovens participantes na Gala do FootPáscoa, que decorreu no dia 13 de abril.

Por sua vez, a Ludoteca Municipal voltou a desenvolver um leque diversificado de atividades dedicadas ao tema da Páscoa, nas quais se registaram uma presença média diária de 40 crianças e jovens. Destaque para as oficinas na Ilha da Culinária e Expressão Plástica, a “Caça ao Ovo” e o workshop de “Alimentação Saudável e Criativa”, atividades onde se trabalhou um conjunto de aromas e sabores, cores, formas e texturas, naquele que foi um apelo à criatividade e reutilização de materiais.

De referir que este espaço, pensado para crianças e jovens dos 4 aos 16 anos, é o local ideal para sonhar, descobrir e explorar o mundo a brincar. É um espaço inovador em que a atividade lúdica abraça e entrelaça-se com a atividade educativo / pedagógica, oferecendo tempo, espaço, recursos humanos e materiais, onde a criança pode escolher e desenvolver interesses individuais e de grupo.