Partilha, formação, reflexão e envolvimento social solidário na 12ª ExpoSocial

A cidade de Seia convidou profissionais, académicos e comunidade à participação em momentos de formação, reflexão e intervenção cívica - entre o dia 28 de setembro e o dia 1 de outubro - com a realização da 12.ª edição da ExpoSocial.

Promovida pela Câmara Municipal e pela Rede Social, com a colaboração dos parceiros do Conselho Local de Ação Social, contou com a presença de Vieira da Silva, ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social.

Fiel à matriz dos anos anteriores, e simultaneamente garantindo um espírito inovador, apresentou como grandes objetivos dar maior visibilidade às instituições concelhias e às suas atividades, debater a sustentabilidade social, incentivar o voluntariado e a responsabilidade coletiva.

Também, no decorrer desta edição, e no sentido de cada vez mais se conseguir uma intervenção local, de grande proximidade, que envolva os atores sociais de diferentes naturezas, com um efetivo trabalho de partilha e cooperação no terreno, o Município assinou com a Ordem dos Psicólogos Portugueses um protocolo de parceria, produto das reuniões de trabalho com a Delegação Regional do Centro da OPP. Este documento prevê formação, a promoção de locais de trabalho saudáveis, a intervenção psicológica em situações de catástrofe, a promoção da saúde psicológica, bem-estar e qualidade de vida das comunidades e a constituição de investigações e grupos de trabalho.

A ExpoSocial terminou em clima de alegria e festa, com a celebração do Dia do Idoso e do Dia Mundial da Música. Na ocasião, o Presidente da Câmara, Filipe Camelo, distinguiu as pessoas com mais idade em cada uma das freguesias.

Cumprida a 12ª edição do certame, a organização está certa do sucesso desta iniciativa que foi, sobretudo, um ponto de encontro para o intercâmbio de experiências, metodologias de trabalho entre as diversas instituições locais e nacionais e a comunidade, para a promoção do trabalho colaborativo enquanto alerta da importância da intervenção psicossocial conjunta e multidimensional, e principalmente um evento que reforçou a afirmação de Seia, como um concelho mais equitativo, cooperativo, sustentável e intergeracional.