Município de Seia

 

ps       

     1ª Revisão ao PDM
pdm


 

arus 




sig

gae


canil 

 seia empreende


 

 

 

 

 

 medicamentosnatalidade

 

 

 

 

  blvs
 

 

 

 

 

 

rbems


     

Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Seia

O Município de Seia está a ultimar a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Seia, um instrumento fundamental para preparar o município, a sociedade e o território local para o quadro de alterações climáticas projetadas no curto, médio e longo prazos.

A estratégia municipal senense está integrada no ClimAdaPT.Local, um projeto que a autarquia assinou em janeiro do ano passado em conjunto com outros 25 municipios portuguese e que tem em vista capacitar os municípios face às alterações climáticas. O projeto ClimAdaPT.Local envolve a Agência Portuguesa do Ambiente e é coordenado por Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A estratégia contribui, no imediato, para uma perceção da importância dos fatores climáticos presentes e, no futuro com a sua implementação, será um instrumento estruturante do planeamento e das ações sobre o território tendentes a contribuir para uma melhor adaptação às vulnerabilidades e oportunidades climáticas, aumentando a segurança das pessoas e bens, a sustentabilidade ambiental do território, as condições de qualidade de vida e saúde em geral, o desenvolvimento social, económico e cultural do território.

As principais vulnerabilidades às alterações climáticas identificadas para o concelho passam pelo aumento da temperatura média anual, em especial das máximas, ondas de calor e secas, diminuição da precipitação anual (com potencial aumento da precipitação no inverno), ocorrência de fenómenos extremos e diminuição da frequência de neve e geada, transformações a considerar a médio/longo prazo.

A estes eventos estão associados riscos e oportunidades em áreas tão distintas como a floresta, agricultura e pastorícia, recursos hídricos, parque natural, turismo e biodiversidade e energia, saúde e edificado.

Conheça as principais opções de adaptação consideradas como prioritárias para Seia nos seguintes documentos 

>> ESTRATÉGIA MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS DE SEIA

>> ANEXOS 

     boletim artis

cineecoclimadapt

loja poupanca

 

 

 

Desenvolvido por: Mixlife

Município de Seia - Largo Dr. António Borges Pires, 6270-494 Seia
Tel.: 238 310 230