Município de Seia

 

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Arquivo Municipal

Sendo um documento um testemunho da actividade do Homem fixado num suporte perdurável, é necessário dar-lhe todo o tratamento que o mesmo merece.

É neste sentido que o Arquivo Municipal de Seia, inaugurado a 3 de Julho de 2001, tem desenvolvido a sua actividade recolhendo e tratando condignamente toda a documentação que seja da sua competência disponibilizando a mesma não só para utilização produtiva e administrativa, mas também aos muitos utilizadores e investigadores em geral.

O Arquivo Municipal, após as necessárias atitudes de conservação, preservação, inventariação e estudo dos documentos, disponibiliza um espólio arquivístico informatizado, com o intuito de Arquivo Municipal permitir um rápido e eficaz acesso à informação.

 

 

Arquivo Municipal

Rua Dr. António Melo Sena Mota Veiga

6270-471 Seia

Telefone: 238 081 392

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Horário:

2ª a 6ª feira: 09h às 12h30 / 14h às 17h30

Sendo um documento um testemunho da actividade do Homem fixado num suporte perdurável, é necessário dar-lhe todo o tratamento que o mesmo merece.

É neste sentido que o Arquivo Municipal de Seia, inaugurado a 3 de Julho de 2001, tem desenvolvido a sua actividade recolhendo e tratando condignamente toda a documentação que seja da sua competência disponibilizando a mesma não só para utilização produtiva e administrativa, mas também aos muitos utilizadores e investigadores em geral.

O Arquivo Municipal, após as necessárias atitudes de conservação, preservação, inventariação e estudo dos documentos, disponibiliza um espólio arquivístico informatizado, com o intuito de Arquivo Municipal permitir um rápido e eficaz acesso à informação.

 

 

Arquivo Municipal

Rua Dr. António Melo Sena Mota Veiga

6270-471 Seia

Telefone: 238 081 392

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Horário:

2ª a 6ª feira: 09h às 12h30 / 14h às 17h30

História

História do Arquivo Municipal

 

“ Não existem entre nós tabellas analyticas, indices methodicos, bibliografias racionaes. Está tudo a monte; e quem quizer trabalhar há-de fazer tudo, a comecar por descobrir e ajuntar os materiaes” SAMPAIO Bruno/ O Brazil Menthal: Espaço Crítico, Porto, 1898:12

 

Estas palavras escritas por Sampaio Bruno em finais do Séc. XIX mantiveram dramaticamente a sua actualidade até ao nosso tempo, nomeadamente quanto aos arquivos, os quais, regra geral, se encontravam e encontram em péssimas condições de preservação e desprovidos da mínima inventariação. Nos últimos anos, porém, assistimos a transformações significativas no domínio dos nossos arquivos, quer a nível nacional, regional ou local.

A mudança de regime político em Portugal suscitou um movimento irreversível de defesa e valorização do nosso património cultural, numa primeira fase, graças às Autarquias, que vieram assumir um importante papel na conservação dos bens culturais; numa segunda fase, devido à intervenção do Estado, o qual, através do Instituto Português do Património Cultural, veio, mais recentemente, desempenhar um papel activo em tal domínio. Quanto às autarquias, e no que diz respeito aos arquivos municipais, verificamos evidentemente um generalizado empenho pela conservação e valorização dos fundos documentais, já através do recrutamento dos técnicos, já pela publicação de catálogos e inventários dos fundos documentais que se encontram à sua guarda.

E foi com este espírito que a Câmara Municipal de Seia criou o seu Arquivo. O Arquivo Municipal de Seia é um serviço especializado que foi criado especialmente para incorporar, salvaguardar e divulgar todo e qualquer arquivo desactivado. O sistema de arranjo utilizado neste arquivo respeita a organização do orgão administrativo que o produziu, tendo por base a respectivas secções provenientes. Este respeito pela ordem original advém do facto de se considerar que a antiga organização não se formou arbitrariamente, não resultou do mero acaso, mas sim como consequência lógica do modo como se constituiu a unidade administrativa de cujas funções este arquivo é resultado.

Desta forma, o Arquivo Municipal de Seia tenta estabelecer o mais possível a ordem original. A ordenação apenas é modificada quando se pretendem corrigir divergências em relação à estrutura geral do mesmo, quer se atribua tais divergências a erros dos administradores, quer resultem de modificações temporárias no sistema de custódia dos documentos. Sendo um documento um testemunho da actividade do Homem fixado num suporte perdurável, é necessário dar-lhe todo o tratamento que o mesmo merece.

É neste sentido que o Arquivo Municipal de Seia tem desenvolvido a sua actividade recolhendo e tratando condignamente toda a documentação que seja da sua competência disponibilizando a mesma não só para utilização produtiva e administrativa, mas também aos muitos utilizadores e investigadores em geral.

Missão

Missão

A Missão do Arquivo Municipal de Seia é: recolher, guardar, tratar e preservar a documentação relativa à memória da cidade. Prestar serviços de gestão documental, organizar os diversos fundos documentais e fornecer a documentação/informação aos utilizadores internos e externos do Município de Seia.

Competências

Definir uma política de gestão de todos os documentos produzidos e recebidos pela administração municipal, seja qual for a data, tipo ou suporte, desde a sua produção até ao destino final. Assegurar o serviço de investigação para a documentação à guarda do Arquivo Municipal de Seia, assim como satisfazer as necessidades de consulta dos serviços da autarquia. Desenvolver uma política de aquisição de fundos privados, de famílias ou empresas com relevância para a história do concelho de Seia. Promover uma política cultural que divulgue a informação detida, concretizada na publicação de instrumentos de descrição, e na organização de jornadas científicas, exposições e serviços educativos.

Valores

O Arquivo Municipal de Seia pauta-se por uma cultura organizacional suportada por um conjunto de valores partilhados por todos os funcionários da autarquia:

a. Ética;

b. Segurança;

c. Profissionalismo e Responsabilidade;

d. Qualidade;

e. Cooperação Mútua;

f. Inovação

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