Projeto SAVE apresentado em Seia

A primeira apresentação pública do Projeto SAVE – Valorização de Serviços Ambientais de Agroecossistemas em Áreas Protegidas incide no Parque Natural da Serra da Estrela e terá lugar em Seia, no próximo dia 10 de abril, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estela.

Desenvolvido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em parceria com a Quercus e com o apoio da Câmara Municipal de Seia, o projeto é financiado pelo Programa da Rede Rural Nacional e tem por objetivo geral produzir, divulgar e difundir conhecimento e informação sobre serviços de ecossistema proporcionados pelos sistemas agro-silvo-pastoris em áreas rurais com estatuto de proteção, com vista à sua valorização e governança.

Esta é uma primeira apresentação e discussão pública dos resultados já obtidos, incidindo nos benefícios dos ecossistemas agro-silvo-pastoris do Parque Natural da Serra da Estrela.

A discussão será organizada em duas sessões temáticas de discussão:
-Identificação e delimitação dos benefícios dos ecossistemas agro-silvo-pastoris do PNSE (produção de madeira, leite, qualidade e disponibilidade de água, controle de erosão, prevenção de fogo, recreio e lazer, etc.).
-Valorização destes benefícios em favor dos gestores dos ecossistemas agro-silvo-pastoris do PNSE (agricultores, pastores, proprietários florestais, associações, empresas, etc).

09:30h - Abertura e introdução ao workshop
Carlos Filipe Camelo (Presidente do Município Seia)
Lívia Madureira (UTAD)
Paulo Magalhães (Quercus)

10:00h - Apresentação do projeto SAVE
Lívia Madureira e Raquel Oliveira (UTAD)

10:30h - Sessão de discussão
- Identificação e delimitação dos benefícios dos ecossistemas agro-silvo-pastoris do PNSE.
Moderador Jorge Brito (Vereador do ambiente do Município Seia)

11:30h - Sessão de discussão
- Valorização destes benefícios em favor dos gestores dos ecossistemas agro-silvo-pastoris
Moderador Humberto Martins (UTAD)