Abril, mês de prevenção dos maus tratos infantis

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Seia (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal de Seia e o Contrato Local de Desenvolvimento Social + SENA, associou-se à iniciativa lançada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) e vai promover, durante o mês de abril, ações de prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude.

“Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” é o tema que servirá de mote para o conjunto de iniciativas que a CPCJ de Seia vai promover, tendo em vista a consciencialização da comunidade, para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, da família, para o exercício de uma parentalidade positiva, e da criança/ jovem, para os seus Direitos.

A abertura do Centro de Recursos “Espaço Família + Bebé + Criança”, uma Loja Social de apoio às famílias mais vulneráveis do concelho Seia, é a primeira ação prevista neste âmbito, que vai ter lugar no dia 2 de abril, pelas 15h.
Dinamizada pelo CLDS+ Sena (Contrato Local de Desenvolvimento Social + Sena), este espaço pretende ser uma resposta às necessidades imediatas de famílias com crianças em situação de vulnerabilidade, através de bens doados por particulares ou empresas e prestar apoio a nível psicossocial, envolvendo os parceiros locais.
A Loja Social está localizada na (antiga) Escola da Ladeira, junto à central de camionagem, e estará aberta duas vezes por semana, às quartas-feiras, das 14h00 às 17h, e às sextas-feiras, das 10h-12h e das 14h às 17h.

“Conversas com e para pais…” é a iniciativa seguinte e decorre já no próximo dia 4 de abril, no auditório da Casa Municipal da Cultura. Sob esta temática serão apresentadas, às 18h, as palestras “Sono – o que é isso?”, tema que será abordado pela enfermeira Ana Paula Cunhal, mestre em Medicina do Sono e membro da CPCJ de Seia, e “Prevenção dos Acidentes nos primeiros anos de vida (0 aos 6 anos)”, pela Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).

No dia 9 de abril, inserido no FootPáscoa, estão previstas diversas atividades com crianças, nomeadamente um Fotopaper/Geocaching “Direitos da Criança”, uma aula de Zumba Kids e uma largada de balões.

Ainda, durante todo o mês, serão distribuídos materiais lúdicos e informativos a pais e crianças, alusivos aos direitos das crianças e dos quais constam sugestões de atividades que os pais devem desenvolver com os seus filhos.

A respeito do tema de maus tratos infantis estão programadas outras iniciativas, muito embora não se desenvolvam durante o presente mês. Assim, no dia 12 de maio, a Associação para a Igualdade Parental realiza a ação de informação “Responsabilidades Parentais e a Escola”, uma formação que irá decorrer no auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, pelas 18 horas. Após esta iniciativa, a secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Gouveia encerrará a temática, abordando o tema “Prevenção dos Maus Tratos Infantis.”